Com o objetivo de produzir pizzas que preservassem a tradição sociocultural do prato e sua relevância no mercado brasileiro, o empreendedor André Guidon, atualmente com 44 anos, abriu em 2013 a Leggera Pizza Napoletana, um empreendimento situado na capital paulista, e que conquistou na última quarta-feira (17/04) a primeira posição no ranking 50 Top Pizza Latin America 2024.
O negócio, comandado por Guidon, Fábio Muccio e Bruno Caccavale, está presente em dois bairros na cidade de São Paulo, Perdizes e Jardins. Para além da produção de massas, a proposta do Leggera Pizza Napoletana é oferecer ao paladar dos clientes sabores que estejam presentes nos padrões de Nápoles, cidade na Itália onde a pizza foi criada.
Por seguir esse caminho, o estabelecimento é certificado pela Associazione Verace Pizza Napoletana (AVNP), uma instituição italiana não governamental que certifica pizzarias napolitanas, de forma a atestar a autenticidade tradicional das receitas.
“Através de uma pesquisa muito intensa, eu quis tirar o estigma da pizza, de que era um produto de baixa qualidade ou muito calórico para ser consumido. Quis saber a origem do prato e como ele era tradicionalmente feita [na Europa]. Então, passei a buscar quais eram os ingredientes e os processos metodológicos da pizza original napolitana”, diz Guidon.

No início do negócio, para se blindarem dos desafios de produzir uma pizza diferente do que era mais popular no Brasil, eles investiram na comunicação para reforçar o posicionamento da marca perante o público. “Ao mesmo tempo que se tem a dificuldade [de resistência], há muita curiosidade, justamente por sermos um lugar diferente. [Desde o início] a gente fez um trabalho de comunicação, explicávamos o que era a nossa pizza para não criar uma expectativa contrária”.
Pizza feita com a ajuda de IA
Com o decorrer dos anos, a Leggera Pizza Napoletana uniu tradição e inovação, ao lançar uma pizza com o uso de Inteligência Artificial, a Signorina Iamm IA. Segundo Fábio Muccio, sócio proprietário e responsável pelas operações e marketing do negócio, ao longo de 10 anos, a marca recolheu as preferências e sugestões dos clientes, tanto no salão quanto nos pedidos via delivery.
Com isso, fizeram um processamento dessas informações com um algoritmo preditivo. Após reunirem os principais ingredientes mais citados, fizeram o processamento desses dados no ChatGPT, com a premissa de criarem a “pizza perfeita”.
Após a conclusão do processamento da receita criada a partir da IA, o chef André Guidon deu os toques finais no prato. Atualmente, a Signorina Iamm IA, que acompanha tomates italianos assados, rúcula selvática, prosciutto crudo italiano, mozzarella de búfala “Cigliegina”, lascas de queijo grana padano e azeite — é uma das pizzas mais pedidas da casa. Os preços do Leggera Pizza Napoletana vão de R$ 55 a R$ 79.